MENU

A CONGO SQUARE E A ORIGEM DO JAZZ

A CONGO SQUARE E A ORIGEM DO JAZZ

A CONGO SQUARE E A ORIGEM DO JAZZ

 

O jazz é um ritmo musical que surgiu na região sul dos EUA, mais especificamente em Nova Orleans, cidade portuária construída sob influência da colonização inglesa, francesa, espanhola e africana. No período da América colonial, a população negra escravizada tinha direito a uma folga aos domingos, o chamado day off, mas não tinha permissão para se reunir em grupo em locais públicos. Isso começou a mudar em 1817, quando o prefeito de Nova Orleans passou a permitir que os negros se reunissem na Congo Square.

Inicialmente, a praça era, principalmente, um mercado ao ar livre onde a população negra, escrava ou liberta, podia comprar e vender bens. Com o tempo, porém, o espaço passou a ser um local para celebrações religiosas e festivas, com muita música e dança, que atraiam não apenas a população negra, como também os brancos. “O que hoje discutimos como ocupação dos espaços públicos nas cidades já acontecia de maneira fluída no século XVIII em Nova Orleans. É este o grande legado da Congo Square. Uma praça onde a diversidade rítmica africana se manifestou para todos que ali passassem, influenciando o Mardi Grass (o famoso Carnaval de Nova Orleans), as músicas de funeral e, inevitavelmente, o surgimento do Jazz, como gênero e linguagem musical”, explica o músico e guitarrista Daniel Daibem, professor da Escola São Paulo.

 

Quer saber mais sobre o universo do Jazz e suas particularidades? Então, não perca o curso “Yes, Jazz”, com Daniel Daibem, na Escola São Paulo. Não precisa ser músico pra se inscrever!! Inscreva-se aqui!

 

#escolasaopaulo #descubra #reinvente #viva #jazz #congosquare #novaorleans #mardigrass #DanielDaibem

julho 12, 2017 Comentários desativados em A CONGO SQUARE E A ORIGEM DO JAZZ REINVENTE

, , , , ,

Comments are closed.

« »