MENU

O NEGRO SPIRITUAL E O JAZZ

O NEGRO SPIRITUAL E O JAZZ

O NEGRO SPIRITUAL E O JAZZ

 

Assim como o Blues e as Work Songs (Canções de Trabalho), o Negro Spiritual tem forte influência na formação e nascimento do Jazz como gênero e linguagem musical.  Também conhecido como canção de louvor, o Negro Spiritual tem como uma de suas bases o Call and Response, no qual uma solista “pergunta” e o coro “responde”, conforme podemos ver nesta cena do filme Doze Anos de Escravidão, vencedor de três Oscars.

De acordo com o músico e guitarrista Daniel Daibem, professor da Escola São Paulo, o Call and Response pode ser encontrado no Jazz, por exemplo, quando um solista (seja ele um instrumentista de sopro ou até mesmo um cantor) executa o tema principal e um “coro de vozes”, muitas vezes representado por um naipe de sopros, nas Big Bands, por exemplo, responde ao tema com uma outra linha melódica. “O Negro Spiritual é tão importante na história da música que, além do Jazz, também serviu de base para o boogaloo, ritmo embrionário do funk, e, consequentemente, para toda a música pop desenvolvida nos EUA nos anos e séculos posteriores”, explica Daibem.

 

Quer saber mais sobre o universo do Jazz e suas particularidades? Então, não perca o curso “Yes, Jazz”, com Daniel Daibem, na Escola São Paulo. Não precisa ser músico pra se inscrever!! Inscreva-se aqui

 

#escolasaopaulo #descubra #reinvente #viva #jazz

julho 12, 2017 Comentários desativados em O NEGRO SPIRITUAL E O JAZZ REINVENTE

, , , , ,

Comments are closed.

« »