MENU

OS CINCO NOMES MAIS RELEVANTES NA HISTÓRIA DO JAZZ

OS CINCO NOMES MAIS RELEVANTES NA HISTÓRIA DO JAZZ

OS CINCO NOMES MAIS RELEVANTES NA HISTÓRIA DO JAZZ

 

Referência é um elemento essencial em qualquer segmento que envolva criação, sobretudo no da música. Professor do curso “Yes, Jazz”, na Escola São Paulo, o músico e guitarrista Daniel Daibem listou os cinco nomes que, na opinião dele, são os mais relevantes na história desse importante gênero musical. Confira a lista:

 

Count Basie Orchestra: a orquestra do maestro Count Basie, além de sintetizar o que significa a linguagem e todo o procedimento do Jazz tradicional, ainda conta membros extremamente significativos para o desenvolvimento do Jazz, como o baterista Papa Joe Jones, o guitarrista Freddie Green e solistas, como o cantor Jimmy Rushing, os saxofonistas Lester Young e Eddie “Lockjaw” Davis, entre outros.

 

Louis Armstrong: é consenso entre os especialistas norte-americanos que Louis Armstrong é a síntese completa do significado da palavra Jazz. Trompetista, cantor, bandleader e showman, desempenhou todos esses atributos como ninguém.

 

Sarah Vaughan: poucos sabem, mas além de exímia cantora, Sarah Vaughan também era excelente pianista. Não há muitos registros dela tocando piano, no entanto, seu conhecimento de melodia, harmonia e swing se deu por conta dessas duas vias: o canto e o instrumento.

 

George Benson: desde criança, já cantava, dançava e tocava. Inicialmente, ficou conhecido como exímio guitarrista, mas, a partir da década de 1970, sua carreira foi marcada por um repertório mais pop, porém, ainda assim, extremamente sofisticado e acessível para o grande público. Não há dúvida de que seja o maior guitarrista vivo no mundo, nesse estilo.

 

Joshua Redman: quando surge a pergunta “O Jazz acabou?”, a recomendação é escutar o trabalho deste saxofonista contemporâneo e prestar atenção à cozinha rítmica que eventualmente o acompanha: o pianista Brad Meldhau, o contrabaixista Christian McBride e o baterista Brian Blade.

 

Quer saber mais sobre o universo do Jazz e suas particularidades? Então, não perca o curso “Yes, Jazz”, com Daniel Daibem, na Escola São Paulo. Não precisa ser músico pra se inscrever!! Inscreva-se aqui!

 

#escolasaopaulo #descubra #reinvente #viva

julho 12, 2017 Comentários desativados em OS CINCO NOMES MAIS RELEVANTES NA HISTÓRIA DO JAZZ REINVENTE

, , , , , , , , ,

Comments are closed.

« »