MENU

PELÉ BEIJOQUEIRO

PELÉ BEIJOQUEIRO

PELÉ BEIJOQUEIRO

O lambe-lambe e arte de rua

 

Quem mora ou já esteve em São Paulo provavelmente já se deparou em muros da cidade com imagens do Pelé beijando no rosto figuras icônicas, como Mona Lisa, Salvador Dali, David Bowie, Paul McCartney, Bob Marley, Amy Winehouse e até o Chewbacca, de Stars Wars.

Batizada de Pelé Beijoqueiro, a série de lambe-lambes é um dos trabalhos mais conhecidos do artista Luis Bueno e está presente em outras cidades, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Aracaju, Londres, Paris, Santiago e até na Ilha do Marajó, no Pará.

 

 

O trabalho exposto das ruas é uma mistura de foto com ilustração feita digitalmente por Bueno. A foto que serve de base para o trabalho foi tirada em 1977, nos Estado Unidos, no final do jogo de despedida dos gramados do rei do futebol, na época jogando pelo Cosmos. No registro original, Pelé dá um beijo no rosto do lendário boxeador Muhammad Ali.

Bueno conheceu a imagem apenas 2010, por meio de uma amiga, e escolheu-a como base do seu projeto pelo fato do Pelé, enquanto figura pública e histórica, e do gesto do beijo representarem as potencialidades e contradições da nossa cultura e do nosso país. “O beijo é um gesto carinhoso que traz consigo a marca do brasileiro cordial e afetuoso vendida para o mundo, mas que, muitas vezes, é mais imaginária do que real. É como se o Pelé nos lembrasse desta possibilidade de sermos cordiais, da leveza do beijo”, explica.

A escolha do lambe-lambe, um tipo de pôster afixado com cola, se deve pela fácil inserção do formato ao cenário das cidades e, consequentemente, ao cotidiano das pessoas que nela vivem. “Tenho uma paixão pela arte de rua. A arte tradicional, de moldura, não tem contato com o público. Temos ótimos museus em São Paulo, por exemplo, mas proporcionalmente são poucas as pessoas que os frequentam. Isso para não falar em galerias. A arte urbana tem a capacidade de confrontar, de provocar, de atingir o público”, afirma.

 

Quer saber mais sobre o universo do Lambe-Lambe? Então não perca o curso com Luis Bueno, na Escola São Paulo. Inscreva-se aqui!

julho 18, 2017 Comentários desativados em PELÉ BEIJOQUEIRO REINVENTE

, , , , , , , , , ,

Comments are closed.

« »