MENU

QUEM VEIO ANTES DE SOFIA COPPOLA

QUEM VEIO ANTES DE SOFIA COPPOLA

QUEM VEIO ANTES DE SOFIA COPPOLA

 Conheça Yuliya Solntseva,a primeira mulher a ganhar o prêmio de melhor direção em Cannes

 

A conquista do prêmio de Melhor Direção por Sofia Coppola foi um dos pontos de maior destaque da edição deste ano do Festival de Cannes. Isso porque a diretora norte-americana foi a segunda mulher a angariar o título em 70 anos de história da prestigiada premiação.

A primeira foi a russa Yuliya Solntseva, em 1961, que recebeu o troféu por A Epopéia dos Anos de Fogo (Povest plamennykh let), filme que aborda a resistência russa à invasão nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Yuliya começou como atriz, ainda no período do cinema mudo, e ganhou fama nacional ao estrelar o filme Aelita, em 1924, considerado o primeiro filme de ficção científica russo e uma das principais inspirações do cineasta Fritz Lang para a criação do clássico alemão Metrópolis.

Foi a partir do casamento com o cineasta Aleksandr Dovzhenko (considerado um dos quatro principais cineastas russos do início do cinema) que ela passou a atuar atrás das câmeras, como assistente de direção. Em sua trajetória como diretora, constam 14 filmes, realizados entre 1939 e 1979.

 

#escolasaopaulo #descubra #reinvente #viva

julho 11, 2017 Comments (0) REINVENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »