MENU

Design Essencial, com Marcelo Rosenbaum

Comprar

MARCELO ROSENBAUM

À frente da Rosenbaum há 20 anos, o escritório de design e inovação trabalha com economia criativa, gerando valores a partir de ideias originais e usa o design como meio para incentivar, divulgar e valorizar a diversidade cultural do Brasil. Marcelo Rosenbaum insere a identidade cultural popular em tudo o que faz. Desde o resgate da memória nos projetos ao pensamento de criar formas de inclusão do ser humano no processo do design, o que ele mesmo chama de Design Essencial. Nessa trajetória idealizou o projeto A Gente Transforma, um projeto de valorização da identidade cultural de comunidades brasileiras através do design. Em 2014, Marcelo foi nomeado curador do Clube de Design do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Realizou sete temporadas do quadro Lar Doce Lar do programa Caldeirão do Huck na Rede Globo e esteve a frente do programa Decora, do canal GNT. Rosenbaum ainda ministra cursos e palestras em importantes eventos de design no Brasil e pelo mundo com um novo olhar sobre as possibilidades do design como ferramenta de transformação.

abril 21, 2017

Marcelo Rosenbaum apresenta os conceitos do Design Essencial para disseminar uma cultura de inovação através do design como um processo que usa o potencial do ser humano para remodelar as relações e gerar resultados que impactam e transformam. Compartilhando com os alunos como, na prática, é possível articular processos de transformação usando o olhar sobre a beleza e a cultura para descobrir, valorizar e potencializar valores essenciais, conceitualizá-los e revelá-los através do design.
Como o design pode ser um processo de identificar valores essenciais em um contexto social e desenhar caminhos criativos surpreendentes com potencial para a inovação pela cocriação e para a transformação das pessoas. A partir da sua experiência criativa com comunidades, imersões, cocriação, desenho de propósito e mudanças sociais, Marcelo Rosenbaum mostra alguns dos conceitos do Design Essencial. Um aprendizado construído a partir do projeto A Gente Transforma e de vivências em comunidades brasileiras.
O curso, dividido em 7 vídeo-aulas, apresenta os principais conceitos e propõe um exercício que estimula o aluno à capacidade de identificar, validar, valorizar e cocriar a partir de um contexto social usando o design como um processo que propõe mudanças.
Carga horária: 1h08min *
*Carga horária referente às vídeo-aulas. Sugerimos mais 10h de estudos e exercícios extraclasse.

 

Comments are closed.