Arquitetura e Urbanismo, com Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira

R$297,00
10x de R$29,70 sem juros

Descrição

Os arquitetos Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira contam sobre alguns dos seus projetos que são parte ativa na discussão do espaço público e do espaço de trabalho, por meio de cases como o do Clube Vegas, Uber, Airbnb e o icônico Mirante Nove de Julho, um espaço abandonado em plena Avenida Paulista, que passou de esquecido a inesquecível. Conheça mais sobre a história da revitalização do Baixo Augusta e do Centro de São Paulo e também do movimento urbano que aconteceu, a partir da década de 90, na Vila Leopoldina.

Descubra as tendências da arquitetura colaborativa e entenda a importância da multidisciplinaridade e das novas dinâmicas de trabalho que são indispensáveis numa sociedade em transformação.

Com um mundo em transição, em poucos anos, as cidades do futuro serão uma realidade. Com a IOE (internet de tudo), as Smart Cities mudarão a maneira como nos locomovemos, moramos e trabalhamos. A arquitetura do futuro precisa entender esse movimento, absorvê-lo e transformá-lo em novas propostas de projetos de urbanismo, construção e reconstrução.

As cidades do futuro estão sendo pensadas para as pessoas, tirando, por exemplo, o espaço dos carros e ressignificando a mobilidade urbana.

Um levantamento da ONU mostra que, até 2050, 66% da população mundial estará vivendo nas grandes cidades. Analisar, repensar e ressignificar o espaço urbano é urgente e inevitável, e nesse processo, a arquitetura e o urbanismo tem papel fundamental.

Conhecer o trabalho de Mila e Marcos, arquitetos que acreditam em um trabalho multidisciplinar, com um olhar mais holístico sobre cada projeto, entendendo o papel da arquitetura para suprir as necessidades e novos usos dos espaços públicos e privados.

No material de apoio, você vai encontrar textos e imagens sobre os trabalhos de Marcos e Mila, além de conceitos sobre o pensamento do urbanismo e arquitetura e conteúdos com referências e informações sobre grandes arquitetos e seus projetos mais icônicos.

Se você é arquiteto, estuda ou gosta de arquitetura e urbanismo, e quer conhecer um processo de trabalho multidisciplinar, esse curso é para você.

Se você é um empreendedor e quer conhecer mais sobre o desenvolvimento de ideias e criação de espaços comerciais, bares, baladas, restaurantes e coworkings, dentro dessa nova configuração urbana e social, esse curso é para você.

Se você se interessa pela discussão do espaço público e por entender os novos direcionamentos e movimentos de ocupação das cidades, esse curso é para você.

Se você é um designer e quer projetar para o futuro, esse curso é para você.

Mila Strauss é formada em arquitetura pela Belas Artes, em 2002, foi para Barcelona em 2003 para fazer uma pós-graduação Master na Universidade Politécnica da Catalunha. Lá, trabalhou no escritório de Enric Miralles y Benedeta Tagliabue e depois foi pra Berlim, onde trabalhou com Zvi Hecker.

Marcos Paulo Caldeira formou-se em arquitetura pelo Mackenzie, em 2001, em São Paulo. Em 2003, foi para Barcelona fazer uma pós-graduação Master na Universidade Politécnica da Catalunha.

Em 2005, voltaram para o Brasil e criaram o MM18 Arquitetura.
Os primeiros projetos foram o do Club Vegas e de Revitalização de Galpões Industriais na Vila Leopoldina (como o da Marca SAAD). A partir daí, eles pesquisaram, experimentaram e seguem desenvolvendo e aprimorando o método de trabalho que acreditam ser seu grande diferencial.

Essa experiência, segundo eles, foi o que começou a moldar a percepção deles do sistema econômico da cidade, das questões de técnicas construtivas, de história e urbanismo, e a visão de como se forma a sociedade.


MÓDULO 1 – Apresentação
Nesse módulo, Mila e Marcos contam sobre sua participação dentro de um processo recente que está acontecendo na história da Cidade de São Paulo, onde o urbanismo e a requalificação de espaços públicos e privados vem transformando bairros e criando novas oportunidades.

Nesse processo, eles falam sobre o choque de realidade entre o que aprenderam na faculdade e a percepção real, quando, em seus primeiros projetos, trabalharam em edifícios muito antigos e degradados, descobrindo uma condição de trabalho que não é contata na universidade.

No material de estudos, você vai ler sobre Arquitetura Colaborativa e Multidisciplinaridade.

MÓDULO 2 – Renovação do Baixo Augusta e Centro
Mila e Marcos contam como os projetos de casas noturnas chegaram até eles, desde o caminho percorrido para desenvolver as ideias até todos os desafios que encontraram, mostrando cases como o do Clube Vegas e Lions. A partir dessa análise, colocam em pauta a importância do trabalho multidisciplinar, do uso e reuso de instalações e objetos, usando o imperfeito e introduzindo cenografia como ferramenta de trabalho da arquitetura.

Com esses projetos, onde empreendimentos de entretenimento foram agentes transformadores de um bairro, falam sobre renovação urbana e o desenvolvimento gerado a partir do olhar da cultura e da arte.

No material de estudos, você vai ler sobre Renovação de Bairros, Futuro das Cidades, Gentrificação e ainda descobrir o que significa o termo “Instagramável” e como isso tem entrado em projetos de arquitetura. Baixe também uma planilha que pode ajudar na organização dos fluxos de trabalho de uma obra.

MÓDULO 3 – Requalificação de espaços industriais
Usando como exemplo o movimento que começou no Vale do Silício, em 2006, Mila e Marcos contam como os eixos econômicos de uma cidade vão se deslocando, desenvolvendo novos bairros e dando novos significados aos espaços urbanos.

Aqui, você acompanha essa análise por meio de cases de projetos para empresas como Saad e Siemens.

No material de estudos, você encontra um texto sobre Proatividade e a Transformação da Metrópole Contemporânea, além de um guia sobre Política do Patrimônio Cultural Material. Tem também um conteúdo sobre Retrofit, com exemplos de construções que passaram por esse processo.

MÓDULO 4 – Locais inexplorados do centro de São Paulo
Nesse módulo, conheça mais sobre empreendimentos como boates, restaurantes e casas de show, que fizeram parte de um processo de redescobrimento do Centro de São Paulo.

A partir dos projetos do Cine Joia, Club Yatch, Tokyo e Ramona, Marcos e Mila falam sobre a importância de entender a história dos espaços e usá-la como matéria-prima para a criação dos projetos.

No material de estudos, você vai ler sobre Iluminação e a Técnica de Mapping.

MÓDULO 5 – Espaços de trabalho e economia colaborativa
Na nova economia, o compartilhamento e a tecnologia que já fluem dentro da sociedade trazem uma série de ferramentas que estão sendo fundamentais na transformação do meio urbano.

Mila e Marcos falam sobre os desafios em se projetar espaços de trabalho colaborativos, como as agências We, Rock e Uakari, e os escritórios do Airbnb e Uber, dentro de um exercício de futurologia, onde se coloca o máximo de possibilidades para conseguir desenhar um espaço bom e que tenha uma vida longa, levando em conta os novos comportamentos, e prevendo, dentro do possível, os usos que serão necessários num futuro próximo, como o uso de diversas cenas em um mesmo espaço.

No material de estudos, você vai ler mais sobre a nova organização dos espaços de trabalho, e conhecer a evolução histórica desses espaços e a influência das empresas de tecnologia do Vale do Silício nesse processo. Além de conhecer mais sobre a história de Burle Marx e Athos Bulcão, que foram tema de estudo e inspiração para o projeto do Airbnb em São Paulo.

MÓDULO 6 – Espaços públicos em discussão
A discussão sobre o espaço público, seus usos e oportunidades, parte de uma análise mais holística, para entender a população local e como a administração da cidade pode (e deve) ativar esses espaços e usá-los de forma a integrar todas as necessidades aos usos que já existiam ali. É assim, construindo as bases das cidades inteligentes (com tecnologia e sustentabilidade), que a iniciativa pública e a privada podem ativar espaços que estavam ociosos e inseguros, de uma forma democrática e dinâmica.

Nesse módulo, Mila e Marcos contam como foi todo o processo de revitalização do Mirante Nove de Julho, a importância para o entorno e as dificuldades que encontraram.

No material de estudos, você vai ler sobre as PPP’s (Parceria Público Privada), Potenciais Urbanos, Cidades Inteligentes e Brutalismo.

MÓDULO 7 – Sem verdades absolutas
Nessa série de vídeos, Mila e Marcos falaram um pouco sobre seu processo criativo, o que entendem sobre economia e meio urbano, sociedade e informação, fluxo de informação, tecnologia e comportamento, e como todos esses fatores influenciam na integração e potencialização dos espaços, independentemente se eles são públicos ou privados.

Nesse último vídeo, os arquitetos Mila e Marcos dão algumas dicas e falam sobre a importância de acompanhar os movimentos de arte e cultura, que são grandes antenas da sociedade, e de como as referências serão importantes para moldar, não só a arquitetura que você faz, mas também seu olhar para o mundo.

No material de estudos, você encontra um texto Para entender a Nova Arquitetura, além de um conteúdo sobre os arquitetos que eles admiram e que tem como inspiração; uma lista de sites e publicações nacionais e internacionais sobre design, artes, lifestyle e arquitetura; e sugestões de TED’s e vídeos relacionados a arquitetura e urbanismo.

Cursos relacionados