Design Sustentável, com Eloisa Artuso

R$297,00
10x de R$29,70 sem juros

Descrição

Vivemos em um mundo em transição onde a criatividade nunca foi tão importante, a economia global está abalada e novos conceitos e tecnologias desafiam os modelos de negócio padrão. O Design, por sua vez, se torna uma ferramenta essencial para a construção de futuros mais sustentáveis por meio de uma abordagem holística, circular e inovadora. Este curso encoraja designers e outros profissionais da indústria da moda e do design a pensarem produtos e serviços com significado, a partir de um olhar inovador sobre materiais e processos.

O pensamento do design de produtos e serviços está conectado com diversas áreas do conhecimento. O desenvolvimento de um produto leva em conta diversos fatores, sendo um deles a circularidade e uma cadeia sustentável de produção. Um design sustentável é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento e inovação.

Uma Nova Economia está surgindo, mais colaborativa, criativa e sustentável. Nesse momento de transformação, é importante entender e pensar as cadeiras produtivas, o desenvolvimento e a criação de novas habilidades como parte do dia a dia de qualquer profissional. Mesmo quem não trabalha na área da economia criativa está sendo impactado pelo olhar dos novos designers, que estão, mais do que nunca, numa posição central dentro desse processo de inovação.

Conhecer e entender como estão sendo desenvolvidos novos produtos, serviços e experiências de consumo, baseadas em demandas da própria sociedade. Você vai conhecer exemplos de empresas e empreendedores que estão transformando a cadeia de produção, inovando e propondo novas estratégias de mercado.

Para quem quer inovar por meio de um pensamento ético e sustentável.
Para quem trabalha com design de produtos e/ou serviços.
Para quem quer se atualizar e acompanhar os novos olhares sobre a cadeira produtiva no Brasil e no mundo.
Para quem entende a sua responsabilidade sócio ambiental.
Para quem quer empreender de maneira consciente e inovadora.

Eloisa Artuso é designer, pesquisadora, diretora educacional do Fashion Revolution Brasil e professora de Design Sustentável. Há mais de 10 anos, trabalha para as principais marcas brasileiras que criam roupas femininas e acessórios. Ao longo desse período, ela desenvolveu e aprimorou suas habilidades em áreas como figurino, ilustração, previsão de tendências e percepção do consumidor.

Depois de concluir um mestrado em Design Futures na Goldsmiths, Universidade de Londres, decidiu abordar o setor com uma visão mais holística e estratégica. Seu trabalho é baseado no espaço onde sustentabilidade, cultura e comunicação se fundem com o design, se dedicando a projetos e ações que inspiram e provocam profundas transformações na indústria da moda. Eloisa usa a criatividade para gerar insights e soluções para resolver problemas multidimensionais que visam melhores futuros.


Módulo 1 – Questionar é preciso
O primeiro módulo apresenta um panorama das relações entre design e sustentabilidade por meio de um olhar sobre ética, desenvolvimento sustentável e o papel do designer como agente de mudanças e criador de melhores futuros.

Módulo 2 – Nosso modelo atual de desenvolvimento acabou
Este módulo apresenta os principais impactos ambientais e sociais do modelo desenvolvimento econômico contemporâneo sob a perspectiva da indústria da moda.

Módulo 3 – Novo comportamento de consumo
Este módulo traz uma abordagem sobre a sociedade de consumo contemporânea, a partir de temas como obsolescência programada, comportamento das novas gerações e as grandes forças que estão definindo o futuro do consumo.

Módulo 4 – O mundo em transição
O módulo 4 traz uma visão sobre os principais pilares e valores da economia circular com base no conceito de Cradle to Cradle®. São apresentados também exemplos de empresas ao redor do mundo que estão desenhando iniciativas circulares para reinventar seus produtos e serviços.

Módulo 5 – Ferramentas para o Design Circular (parte I)
O quinto módulo aborda o design para circularidade por meio de diferentes ferramentas como design para longevidade, design para serviços e design para reuso, incluindo o conceito de upcycling.

Módulo 6 – Ferramentas para o Design Circular (parte II)
O último módulo dá continuidade ao anterior e finaliza com as ferramentas de design para desmontagem e design para recuperação de materiais, incluindo os processos de reciclagem e downcycling.

Cursos relacionados