O Pré Cinema e o YouTube, com Raimo Benedetti

R$243,00
10x de R$24,30 sem juros

Descrição

A Imagem tem o poder de mudar o mundo!
Venha pensar, entender e questionar o YouTube com conhecimento histórico. Descubra como ideias simples, objetos cinéticos e elementos como luz e sombra podem mudar (pra melhor) a sua maneira de fazer seus vídeos.
Nesse curso, você vai aprender sobre a história do Pré-Cinema, um período cheio de experimentações, que nos levou ao nascimento do cinema como conhecemos.
Mas não é só isso! Esses experimentos são utilizados até hoje, e podem ser ressignificados para ações de marketing, ativações de marca, desenvolvimentos de produtos, eventos e (claro!) na produção de vídeos para internet.
Grande parceiro da Escola São Paulo, Raimo Benedetti gravou um curso online com a gente contando mais sobre sua área de estudo e atuação. A vontade de gravar esse curso veio com o boom da discussão sobre a circulação da informação na internet e da noção de que as gerações usuárias do mundo digital (normalmente as mais novas) não conhecem a origem de metade das mídias que compartilham, curtem, comentam e tudo mais.


Se você quer ter ideias e trabalhar sua criatividade precisa construir referências. Nada melhor do que conhecer mais sobre a história do cinema e entender como chegamos até aqui.
Gifs animados, Thomas Edison, Muybridge… e muito mais.
Como coisas aparentemente tão diferentes se aproximam?
 Apesar de estarem em lados opostos da história, tanto as práticas pré-cinematográficas, quanto a difusão do vídeo online, guardam estreitas aproximações entre si. Basta pensar nos gifs animados, nas micronarrativas e nos memes, para perceber que são formas minimalistas de expressão, cuja a origem seu deu em tempos remotos, antes mesmo da invenção do cinema.


Porque pensar fora da caixa parece óbvio, mas não é. E foi assim, com experimentos, ideias inovadoras e muitos fracassos que nasceu o cinema. Nesse caminho, grandes nomes como Thomas Edison, Meliès e muitos outros, deixaram para nós ideias e invenções que podem ser utilizadas para as mais diversas áreas.
As novas tecnologias estão cada vez mais conversando com o “faça você mesmo”, para que produtos, marcas e pessoas possam ser únicos.


Acessar uma perspectiva histórica, fazendo um vai e vem entre passado e presente, pretendendo lançar luz sobre a história das tecnologias, amparado em robustas referências, afim de promover um maior entendimento sobre o nosso tempo.


Esse curso é para quem quer inovar, olhando o passado como referência. Aqui você vai descobrir que marcas como Kit Kat usam ferramentas do pré-cinema para encantar seus consumidores.
Esse curso é para os amantes do cinema e do audiovisual, para estudantes ou entusiastas da comunicação e para aqueles que não se limitam à sua área.
Esse curso é para todos que se interessam pelas criações humanas em si e esse curso é para aqueles que sempre ficam curiosos sobre a origem e os motivos das coisas serem como são.


Raimo Benedetti é videoartista, cursou Cinema e Vídeo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalha com vídeo desde os anos 1990 e atua como professor, produtor e montador de filmes cinematográficos. Foi bolsista do Centro de Arte Contemporânea Arteleku, na Espanha e indicado ao Prêmio Sérgio Motta em 2009 e contemplado pelo projeto Rumos Audiovisual de 2010 do
Instituto Itaú Cultural.
É professor do Curso Vídeo Experimental, que criou e ministra desde 2000, tendo passado por instituições artísticas como Museu de Arte Moderna de São Paulo, Fundación La Caixa (Espanha), Instituto Tomie Ohtake, Universidade de São Paulo, Museu de Imagem e Som e festivais como ERTZ, Cube, Motomix, SPA, dentre muitos outros. Como videocenarista, trabalhou em montagens de ópera, concertos de música erudita e experimental. Se apresentou, em 2002, no Red Bull Live Images, primeiro evento dedicado ao vjing no Brasil e na primeira edição do ON-OFF, o mais destacado evento de live images do país. Apresentou-se no FILE (Festival de Linguagem Eletrônica) nas edições 2003/2004/2005. Como montador de filmes, trabalhou com Fernando Meirelles, Cao Hamburger, Tata Amaral entre outros tendo ganhado prêmios de melhor montagem nos festivais de Gramado e Guarnicê.

MÓDULO 1 – O PRÉ-CINEMA E O YOUTUBE
Neste primeiro módulo, Raimo Benedetti traça a linha do tempo do audiovisual apresentando os primórdios do pré-cinema e do YouTube, também revelando suas conexões, particularidades e a origem histórica de ambas as mídias. Descubra um mundo de possibilidades e ideias que vão inspirar você.

MÓDULO 2 – YOUTUBE E O CINEMA DAS ATRAÇÕES
Descubra o que o primeiro filme do YouTube tem a ver com o pré-cinema e o cinema das atrações, e como o YouTube amplificou possibilidades na produção de vídeos.

MÓDULO 3 – OS 7 ELEMENTOS DA TÉCNICA CINEMATOGRÁFICA
Como eram as salas de cinema? Descubra mais sobre o acúmulo de mídias que deu origem ao cinema que conhecemos.

MÓDULO 4 – 1º ELEMENTO – LUZ E SOMBRA
Os experimentos de luz e sombra são tão antigos quanto nossas civilizações, mas nem mesmo Beyoncè deixa de se utilizar desse recurso aparentemente simples, mas que quando usado com criatividade, pode se tornar inesquecível.

MÓDULO 5 – 2º ELEMENTO – CÂMERA ESCURA
Inventada por Leonardo na Vinci no século XV, a câmera escura é nosso segundo elemento que compõe a técnica cinematográfica. Sim, cinema é assim, tudo junto e misturado para nos mostrar a força das imagens.

MÓDULO 6 – 3º ELEMENTO – OBJETOS ÓPTICOS
Estamos na era das imagens 3K, 4K… Nesse módulo, Raimo nos conta como depois da câmera escura, foram os objetos ópticos que começaram a produzir imagens “olho K”, que revolucionaram a maneira como as pessoas puderam começar a ver imagens com pequenos truques, pequenas transformações e, até, pequenas narrativas. Esses truques ópticos estão aqui até hoje, sendo aprimorados pelas tecnologias digitais. Descubra também o que a realidade aumentada tem a ver com isso.

MÓDULO 7 – 4º ELEMENTO – LANTERNA MÁGICA
A lanterna mágica é o mais importante objetivo óptico, foi o que mais se desenvolveu ao longo dos anos. A lanterna mágica é a possibilidade de ampliarmos imagens fixas. Venha entender como isso acontece.

MÓDULO 8 – 5º ELEMENTO – PANORAMAS
Neste módulo, Raimo Benedetti apresenta exemplos históricos e contemporâneos do panorama, o elemento cinematográfico que revolucionou o pré-cinema no século XIX. Eles raramente são vistos hoje em dia em sua forma original, mas, pensando bem, o que a realidade virtual anda fazendo com isso?

MÓDULO 9 – 6º ELEMENTO – OBJETOS CINÉTICOS
Nesse módulo, Raimo vai nos situar historicamente, para em seguida, nos apresentar aos objetos cinéticos, que produziram nossos primeiros Gifs Animados e deram origem a Realidade Virtual e seus diversos usos e avanços. Além disso, conheça o Estereoscópio, um instrumento de nome estranho, que hoje pode ser chamado vulgarmente de 3D.

MÓDULO 10 – 7º ELEMENTO – FOTOGRAFIA
Nesse módulo, Raimo nos mostra as similaridades entre a exploração da fotografia em seus primórdios e a expansão do YouTube em seus quatorze anos de vida.

MÓDULO 11 – THOMAS EDISON E O CONCURSO DE MELANCIAS
Thomas Edison e o iPhone de Steve Jobs… O que eles têm em comum? Como as invenções e seus inventores se encontram na história.

MÓDULO 12 – CINEMA DAS ATRAÇÕES
Na história, cada uma das historiografias quer colocar para si a invenção do cinema. Enquanto os franceses acreditam ser o Cinematógrafo dos Irmãos Lumière, os americanos apostam no Kinetoscópio de Thomas Edison e os alemães no Bioscópio de Max e Emil Skladanowsky. Descubra o que os brasileiros acham disso.

Cursos relacionados