O Pré Cinema e o YouTube, com Raimo Benedetti

R$497,00
10x de R$49,70 sem juros

Descrição

Pré-Cinema e YouTube, como duas coisas aparentemente tão diferentes se aproximam?
Apesar de estarem em lados opostos da história, tanto as práticas pré- cinematográficas, quanto a difusão do vídeo on line, guardam estreitas aproximações entre si. E que são fáceis de demonstrar. Basta pensar nos gifs animados, nas micronarrativas e nos mêmes para perceber que são formas minimalistas, e de certo modo arcaicas, de expressão, cuja a origem seu deu em tempos remotos, antes mesmo da invenção do cinema.
E não estamos somente falando de aproximações de linguagens. Em um sentido mais amplo, quando uma nova mídia de impacto surge, ela recorre a experiências predecessoras a fim de tirar proveito ou inspiração direta. Mas não deixa de ser uma extravagância, que em tempos de enormes avanços tecnológicos antigas formas ressurjam emuladas pela moderna tecnologia digital.
Esse fenômeno é o foco de interesse do curso Pré-Cinema e Youtube. Sob a perspectiva histórica, e fazendo um vai-e-vem entre passado e presente, o curso pretende lançar luz sobre a história das tecnologias, amparado em robustas referências, afim de promover um maior entendimento sobre o nosso tempo.

Aprenda com quem faz

Raimo Benedetti é videoartista, cursou Cinema e Vídeo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalha com vídeo desde os anos 1990 e atua como professor, produtor e montador de filmes cinematográficos. Foi bolsista do Centro de Arte Contemporânea Arteleku, na Espanha e indicado ao Prêmio Sérgio Motta em 2009 e contemplado pelo projeto Rumos Audiovisual de 2010 do
Instituto Itaú Cultural.
É professor do Curso Vídeo Experimental, que criou e ministra desde 2000, tendo passado por instituições artísticas como Museu de Arte Moderna de São Paulo, Fundación La Caixa (Espanha), Instituto Tomie Ohtake, Universidade de São Paulo, Museu de Imagem e Som e festivais como ERTZ, Cube, Motomix, SPA, dentre muitos outros. Como videocenarista trabalhou em montagens de ópera, concertos de música erudita e experimental. Se apresentou em 2002 no Red Bull Live Images, primeiro evento dedicado ao vjing no Brasil e na primeira edição do ON-OFF, o mais destacado evento de live images do país. Apresentou-se no FILE (Festival de Linguagem Eletrônica) nas edições 2003/2004/2005.

O pré-cinema e o YouTube é composto por 5 vídeos
Vídeos: 1 hora e 30 minutos
Tempo de dedicação: 10 horas (vídeos + leituras extras)                                                                                  Vídeos disponíveis 24h por dia.
Assista quando e onde quiser.
Faça as aulas hoje ou em até 6 meses
Assista em seu tablet, smartphone, desktop
Comprovante Escola São Paulo de Conclusão de curso