Os Novos Paradigmas do Futuro e as Tendências Emergentes, com Sabina Deweik

R$257,00
10x de R$25,70 sem juros

Descrição

Estamos em uma era de transição, deixando antigos Paradigmas e começando a acessar novos valores. Essa era complexa, veloz e líquida, com um crescimento exponencial das tecnologias, novos modelos de negócios, de consumo e de vida, tem sido chamada Revolução 4.0.

Novos parâmetros culturais, comerciais e de empreendedorismo estão trazendo, a nível global, uma mudança radical no mundo como o conhecemos. Olhar para o futuro já não é mais coisa só de futurólogo. Como estar preparado para lidar com tantas transformações? Quais os grandes direcionamentos globais para os próximos anos?

As macro mudanças hoje já são fato, e as transformações nas mais diversas áreas são exponenciais. Nos próximos 100 anos, vamos produzir mais conhecimento do que nos últimos 1000. Como nós, seres humanos, ficamos diante de tantas mudanças no campo profissional e pessoal?

Neste curso, estas mudanças são ponto de partida para uma reflexão sobre novos negócios, marcas e serviços que já existem… ou não.


Novas tecnologias e novas maneiras de perceber o mundo estão impulsionando uma mudança profunda na economia e na estrutura da sociedade. Para entendermos esse mundo em transição, precisamos conhecer quais são esses novos Paradigmas, baseados em novos valores, entendendo, por exemplo, que podemos escolher trabalhar no Paradigma da escassez ou no da abundância.


Se você quer ter ideias inovadoras, em qualquer área de atuação, entender os direcionamentos para os próximos 20 anos é decisivo para planejar ou desenvolver produtos e serviços.

Descubra como as empresas estão desenvolvendo ações de marketing e relacionamento a partir dos 4 grandes Paradigmas do Futuro e das Tendências Emergentes.

Você vai conhecer exemplos de empresas e empreendedores que estão transformando a cadeia de produção, inovando e propondo novas estratégias de mercado e projetando um futuro inclusivo, diverso, sustentável e possível. Para isso, aprender a fazer as perguntas certas é um ótimo começo.

Para empresários, empreendedores, profissionais e estudantes da área de marketing, comunicação, publicidade, desenvolvimento de produto, planejamento, inovação, consumer insights, criação, varejo, pesquisa, inovação, moda e designers.
Para quem quer empreender de maneira consciente e inovadora.
Para quem quer inovar por meio de um pensamento ético e sustentável.
Para quem quer entender os novos direcionamentos mundiais.

Sabina Deweik é jornalista de formação (PUC-SP) e começou sua carreira profissional no Jornal O Estado de S. Paulo, no Caderno 2.  Fez dois mestrados: um no Brasil em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e outro na Itália, Milão em Fashion Communication, na Domus Academy. No ano de 1999 começou a enveredar pela área de tendências. Foi pioneira em introduzir em 2000 a metodologia de Cool Hunting (caçar tendências) no Brasil criando o primeiro curso na área no Instituto Europeu de Design e mais tarde na Escola São Paulo.

Foi esta paixão que a impulsionou a trazer para o Brasil o renomado e também pioneiro Future Concept Lab, instituto de pesquisa de tendências e consultoria estratégica com sede em Milão, Itália, do qual foi diretora no Brasil. Atuou em inúmeros projetos estratégicos e de pesquisa para clientes internacionais tais como Illy Caffe, Alessi, Veuve Clicquot, Ferrero Rocher, Trussardi. Além de clientes no Brasil como Havaianas, H. Stern, Natura, Senai Cetiqt, Grendene, Fiat, Petrobras, Cyrela, BB Mapfre, Unilever, Sebrae, Brasilcap, Innova Capture, entre outros.

Em 2015, entrou em um profundo processo de observar suas próprias crenças e julgamentos, com uma formação como Coach Ontológico pela Escola Internacional de Coaching Ontológico Newfield Network (Chile), membro da International Coach Federetion, que há mais de duas décadas vêm formando profissionais na América Latina.


MÓDULO 1 – O mundo em transição
Neste primeiro módulo, vamos apresentar um contexto de mudança de mundo, levantando dados e observando os movimentos de transição para depois entrarmos nos quatro novos Paradigmas do Futuro.

 MÓDULO 2 – Paradigmas (parte I)
Neste módulo, vamos começar a nos aprofundar nos paradigmas do futuro, este conjunto de cenários que irão direcionar o mercado e a sociedade nos próximos 20 anos, mais especificamente sobre os dois primeiros: Crucial & Sustainable e Quick & Deep. Esta é uma metodologia que incorporei na época em que fui diretora de um dos mais renomados institutos de pesquisa de tendências e comportamento, o Future Concept Lab.

MÓDULO 3 – Paradigmas (parte II)
Neste módulo, vamos continuar a nos aprofundar nos paradigmas do futuro, este conjunto de cenários que irão direcionar o mercado e a sociedade nos próximos 20 anos: Trust & Sharing e Unique & Universal. Estes paradigmas são extremamente importantes para compreender as dinâmicas das novas relações das tecnologias e do impacto do tema da diversidade em nossa sociedade e no mundo dos negócios.

MÓDULO 4 – Mudanças radicais
Para finalizar, faremos um comparativo entre passado e futuro, olhando para as Tendências e os Paradigmas que conhecemos ao longo do curso.

Cursos relacionados