Práticas para Produção Editorial, com Ricardo Van Steen

R$97,00
10x de R$9,70 sem juros

Descrição

Ricardo Van Steen, responsável por inúmeras publicações no mercado editorial, divide com você o que aprendeu em seus muitos anos de experiência e te insere nas discussões, mais atuais que nunca, sobre o futuro deste tipo de mídia.


É a área responsável por garantir que haja harmonia e coesão entre estética e conteúdo, independentemente da peça que está sendo produzida. Desde revistas impressas, passando por catálogos, folhetos e websites, a prática editorial é peça fundamental para a criação de uma linguagem, seja de um veículo de mídia, seja de uma marca.


Descubra como a organização dos conteúdo pode mudar a maneira como as pessoas entendem o seu produto. Seja em mídia impressa, seja em mídias digitais, a prática editorial define não só a imagem, mas o posicionamento de uma publicação.


Ter um panorama geral sobre a produção editorial, especificamente de revistas, passando por todas as etapas da produção: conceito, mercado, variações, estrutura e planejamento. Ricardo Van Steen conta para você as diferenças entre os tipos de publicação, os detalhes da estrutura de cada um e como melhor trabalhá-los.
O que o futuro aguarda para um setor que parece ameaçado pelo mundo digital, mas que segue firme e sustentando a sua relevância?
Aprenda a entregar sua mensagem de maneira eficiente a partir de técnicas de envolvimento do leitor.
Você terá também dicas de design gráfico, planejamento de orçamentos, distribuição de conteúdo e muito mais!


Esse curso é para quem trabalha ou quer trabalhar com comunicação.
Esse curso é para designers gráficos, artistas visuais, fotógrafos, jornalistas, redatores, editores e webdesigners.


Ricardo Van Steen é artista multimídia, trabalha desde 1976, foi editor de revistas e dono de agência de propaganda, e hoje é diretor de cena nas produtoras Movi&Art, Fat Bastards e Modern Times, onde realiza para vários formatos: comerciais, vinhetas, documentários e longa-metragem. Também é fundador e diretor de criação da TempoDesign, onde há anos assessora a área institucional de grandes empresas, como Rede Globo, Globosat, Natura e Riachuelo. Coordena equipes, seja para trabalhos jornalísticos, seja para filmes ou desenvolvimento de marcas. Como artista plástico, expôs no museu de arte moderna de SP (1979), no Masp (1980), na galeria Paulo Figueiredo (1983), na galeria Millan (1996), na galeria vermelho (2003), e na Galeria Zipper, que o representa atualmente. Tem trabalhos no acervo permanente do Museu da Língua em São Paulo, Coleção Masp, Coleção Porto Seguro, Coleção Borusan, na Turquia.

MÓDULO 1 – COMO FAZER UMA REVISTA?
Como entregar mensagens de uma maneira eficiente? Organizar ideias e planejar seu conteúdo pode (e vai) fazer toda diferença. Neste módulo, você vai assistir à uma introdução ao tema do curso e conhecer um pouco sobre a trajetória de Ricardo Van Steen.

MÓDULO 2 – MERCADO
“A revista impressa”, um modelo em transição. Vamos conhecer os diversos tipos de publicações impressas que pertencem ao universo das revistas. Neste módulo, Ricardo Van Steen fala de objetivos e composição.

MÓDULO 3 – REVISTAS CUSTOMIZADAS
O que é uma revista comum? O que é uma revista customizada? Conheça as diferenças e características de cada publicação e entenda mais sobre o movimento que tem acontecido no mercado editorial impresso.

MÓDULO 4 – NOTAS
O que é a seção de notas de uma revista, quais suas características e sua importância.

MÓDULO 5 – ENTREVISTAS
A importância das entrevistas dentro do conteúdo editorial. O que é um “perfil”? Entenda o conceito e como utilizá-lo.

MÓDULO 6 – MATÉRIAS
Neste módulo, Ricardo Van Steen aprofunda o tema das entrevistas, fala sobre “matérias” e a importância desses conteúdos dentro de uma publicação, seja ela impressa ou digital.

MÓDULO 7 – CRÍTICAS
Uma boa crítica é uma análise de fatos, e pode, por exemplo, ser fator determinante na decisão de compra de uma revista impressa. Saiba porque e qual a importância dessa sessão.

MÓDULO 8 – PRODUÇÃO GRÁFICA
O como, onde e o porque podem fazer toda diferença no impacto de uma revista impressa. Conheça o processo de produção, desde a concepção gráfica; escolha do papel, gramatura, encadernação, formato, acabamentos; até o momento da impressão e distribuição.

MÓDULO 9 – ORÇAMENTO
Nesse módulo, Ricardo Van Steen apresenta um panorama geral e dá dicas para manter o orçamento durante o processo de produção de uma revista impressa.

MÓDULO 10 – EXERCÍCIO PRÁTICO
Faça um exercício prático para aplicar os conceitos discutidos durante o curso. O objetivo é treinar e se familiarizar com o processo de criação e desenvolvimento de um bom conteúdo, seja ele impresso ou digital.

Cursos relacionados