Aprenda com Raimo Benedetti
R$87,99
A Imagem tem o poder de mudar o mundo!
Venha pensar, entender e questionar o YouTube com conhecimento histórico. Descubra como ideias simples, objetos cinéticos e elementos como luz e sombra podem mudar (pra melhor) a sua maneira de fazer seus vídeos.
Nesse curso, você vai aprender sobre a história do Pré-Cinema, um período cheio de experimentações, que nos levou ao nascimento do cinema como conhecemos.
Mas não é só isso! Esses experimentos são utilizados até hoje, e podem ser ressignificados para ações de marketing, ativações de marca, desenvolvimentos de produtos, eventos e (claro!) na produção de vídeos para internet.
Grande parceiro da Escola São Paulo, Raimo Benedetti gravou um curso online com a gente contando mais sobre sua área de estudo e atuação. A vontade de gravar esse curso veio com o boom da discussão sobre a circulação da informação na internet e da noção de que as gerações usuárias do mundo digital (normalmente as mais novas) não conhecem a origem de metade das mídias que compartilham, curtem, comentam e tudo mais.
Se você quer ter ideias e trabalhar sua criatividade precisa construir referências. Nada melhor do que conhecer mais sobre a história do cinema e entender como chegamos até aqui.
Gifs animados, Thomas Edison, Muybridge… e muito mais.
Como coisas aparentemente tão diferentes se aproximam?
Apesar de estarem em lados opostos da história, tanto as práticas pré-cinematográficas, quanto a difusão do vídeo online, guardam estreitas aproximações entre si. Basta pensar nos gifs animados, nas micronarrativas e nos memes, para perceber que são formas minimalistas de expressão, cuja a origem seu deu em tempos remotos, antes mesmo da invenção do cinema.
Porque pensar fora da caixa parece óbvio, mas não é. E foi assim, com experimentos, ideias inovadoras e muitos fracassos que nasceu o cinema. Nesse caminho, grandes nomes como Thomas Edison, Meliès e muitos outros, deixaram para nós ideias e invenções que podem ser utilizadas para as mais diversas áreas.
As novas tecnologias estão cada vez mais conversando com o “faça você mesmo”, para que produtos, marcas e pessoas possam ser únicos.
Acessar uma perspectiva histórica, fazendo um vai e vem entre passado e presente, pretendendo lançar luz sobre a história das tecnologias, amparado em robustas referências, afim de promover um maior entendimento sobre o nosso tempo.
Esse curso é para quem quer inovar, olhando o passado como referência. Aqui você vai descobrir que marcas como Kit Kat usam ferramentas do pré-cinema para encantar seus consumidores.
Esse curso é para os amantes do cinema e do audiovisual, para estudantes ou entusiastas da comunicação e para aqueles que não se limitam à sua área.
Esse curso é para todos que se interessam pelas criações humanas em si e esse curso é para aqueles que sempre ficam curiosos sobre a origem e os motivos das coisas serem como são.
Raimo Benedetti é videoartista, cursou Cinema e Vídeo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalha com vídeo desde os anos 1990 e atua como professor, produtor e montador de filmes cinematográficos. Foi bolsista do Centro de Arte Contemporânea Arteleku, na Espanha e indicado ao Prêmio Sérgio Motta em 2009 e contemplado pelo projeto Rumos Audiovisual de 2010 do
Instituto Itaú Cultural.
É professor do Curso Vídeo Experimental, que criou e ministra desde 2000, tendo passado por instituições artísticas como Museu de Arte Moderna de São Paulo, Fundación La Caixa (Espanha), Instituto Tomie Ohtake, Universidade de São Paulo, Museu de Imagem e Som e festivais como ERTZ, Cube, Motomix, SPA, dentre muitos outros. Como videocenarista, trabalhou em montagens de ópera, concertos de música erudita e experimental. Se apresentou, em 2002, no Red Bull Live Images, primeiro evento dedicado ao vjing no Brasil e na primeira edição do ON-OFF, o mais destacado evento de live images do país. Apresentou-se no FILE (Festival de Linguagem Eletrônica) nas edições 2003/2004/2005. Como montador de filmes, trabalhou com Fernando Meirelles, Cao Hamburger, Tata Amaral entre outros tendo ganhado prêmios de melhor montagem nos festivais de Gramado e Guarnicê.
MÓDULO 1 – O PRÉ-CINEMA E O YOUTUBE
Neste primeiro módulo, Raimo Benedetti traça a linha do tempo do audiovisual apresentando os primórdios do pré-cinema e do YouTube, também revelando suas conexões, particularidades e a origem histórica de ambas as mídias. Descubra um mundo de possibilidades e ideias que vão inspirar você.
MÓDULO 2 – YOUTUBE E O CINEMA DAS ATRAÇÕES
Descubra o que o primeiro filme do YouTube tem a ver com o pré-cinema e o cinema das atrações, e como o YouTube amplificou possibilidades na produção de vídeos.
MÓDULO 3 – OS 7 ELEMENTOS DA TÉCNICA CINEMATOGRÁFICA
Como eram as salas de cinema? Descubra mais sobre o acúmulo de mídias que deu origem ao cinema que conhecemos.
MÓDULO 4 – THOMAS EDISON E O CONCURSO DE MELANCIAS
Thomas Edison e o iPhone de Steve Jobs… O que eles têm em comum? Como as invenções e seus inventores se encontram na história.
MÓDULO 5 – CINEMA DAS ATRAÇÕES
Na história, cada uma das historiografias quer colocar para si a invenção do cinema. Enquanto os franceses acreditam ser o Cinematógrafo dos Irmãos Lumière, os americanos apostam no Kinetoscópio de Thomas Edison e os alemães no Bioscópio de Max e Emil Skladanowsky. Descubra o que os brasileiros acham disso.ópio de Thomas Edison e os alemães no Bioscópio de Max e Emil Skladanowsky. Descubra o que os brasileiros acham disso.